A Foroni

Com 100 anos de uma história sólida e de grande sucesso, somos uma das empresas líderes no mercado papeleiro, fazendo parte da educação e cultura de todos os brasileiros.

Antes uma empresa familiar, hoje uma empresa incorporada ao grupo ACCO Brands - um dos maiores fabricantes do mundo de materiais de escritório, materiais de consumo e soluções em acabamento de impressão.

Somos uma companhia aberta para o mundo com cultura, costumes e pessoas que inspiram a desenvolver produtos com conceitos originais e autênticos que encantam consumidores de todas as gerações. O nosso objetivo é estar presente e, através da nossa história, transformar a sua.

Certificações

As certificações são fundamentais para impulsionar o crescimento e fortalecer a marca de uma empresa bem-sucedida. Estamos orgulhosos das nossas conquistas nesse sentido, destacando:

Certificação FSC®

 

SELO FSC®

 

 

 

A Foroni produz suas coleções aplicando a norma de Cadeia de Custódia do Forest Stewardship Council® (FSC®).

O Forest Stewardship Council® (FSC®) [Conselho de Manejo Florestal] é uma organização global sem fins lucrativos dedicada à promoção do manejo florestal responsável em todo o mundo. 

O FSC define as normas com base nos princípios acordados para o manejo florestal responsável que são sustentadas pelas artes interessadas em questões ambientais, sociais e econômicas. Para saber mais, visite www.fsc.org.

O Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) é uma organização não governamental internacional que promove o manejo florestal ambientalmente apropriado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas do mundo.

O FSC® está dedicado à promoção do manejo florestal responsável no mundo todo.

O FSC® ajuda a cuidar das florestas para as futuras gerações.

O FSC® ajuda a cuidar das florestas, das pessoas e da vida selvagem que nelas habitam.

 

 

 

RECLAME AQUI

Nosso compromisso primordial é proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes. Em 2020, fomos contemplamos pelo portal ReclameAQUI, uma das mais importantes ferramentas de comunicação entre consumidor e empresa, com o selo de certificação RA1000.

Nosso objetivo é manter um padrão excepcional de atendimento ao cliente, buscando sempre alcançar uma taxa de 100% de resolução das reclamações. Isso não apenas reforça nossa dedicação ao cliente, mas também fortalece a confiança em nossa marca.

Compromissos Sociais

Ao longo dos anos, temos buscado investir em projetos sociais através das leis de incentivo governamentais, visando contribuir para o desenvolvimento humano e a construção de uma sociedade mais justa.

Alguns dos projetos incluem:



SUPERA RUN

 

O projeto Supera Run promoveu uma corrida de rua na cidade de São Paulo/SP. A largada aconteceu no Parque Ceret, na zona leste da capital, com provas nas distâncias de 5 km e 10 km. Todos os participantes receberam um kit atleta, composto por camiseta, gymbag, número de peito e medalha pós-prova, reforçando o cuidado com a experiência do público. 
O evento reuniu 1.418 atletas, oferecendo uma vivência esportiva organizada, inclusiva e motivadora.



CASA DO VOVÔ

 

O projeto Casa do Vovô oferece acolhimento a idosos em situação de vulnerabilidade social, promovendo cuidado integral e qualidade de vida. Localizada em Ribeirão Preto/SP, a instituição atende em regime de internato 85 idosos com 60 anos ou mais, que não dispõem de apoio familiar ou de responsáveis que possam garantir-lhes uma vida digna. Com duração de 12 meses, o projeto teve como principal objetivo assegurar a continuidade dos serviços prestados, mantendo o acolhimento humanizado e o cuidado permanente aos residentes. Além da assistência básica e dos cuidados diários, foram promovidas atividades de lazer, oficinas ocupacionais, ações culturais e artísticas, estimulando a convivência social, o bem-estar emocional e a participação ativa dos idosos na rotina da instituição.



ORQUESTRA ROCK

 

O projeto "Orquestra Rock" promoveu uma série de apresentações da Orquestra com a participação especial de renomados artistas e bandas do cenário nacional. Na temporada de 2024, o público pôde prestigiar shows com Charlie Brown Jr., Maria Gadú, Di Ferrero, Frejat e CPM 22, em diversas cidades do estado de São Paulo. Mais do que um espetáculo de entretenimento, o projeto gerou impacto social relevante. Ao longo da temporada, mais de 12.600 pessoas assistiram aos concertos, e a arrecadação com a venda de ingressos foi integralmente destinada a instituições beneficentes: o Hospital Boldrini e o Grendacc, ambos referência no tratamento de crianças com câncer, além da ONG ECOA, que atua na preservação ambiental e na promoção da educação.

 



NIGHT RUN 

 

O projeto Night Run proporcionou uma experiência única de corrida de rua noturna na cidade de São Paulo. Realizada ao ar livre, sob a atmosfera especial da noite paulistana, a prova reuniu atletas de diferentes perfis e faixas etárias em um momento de celebração do esporte e da superação pessoal. A etapa aconteceu com largada na Praça Charles Miller, em frente ao emblemático estádio do Pacaembu. O evento contou com três percursos distintos — 4 km, 8 km e 12 km — que levaram os participantes por trajetos marcados por música, energia vibrante e um clima de pura adrenalina. Mais de 10 mil pessoas participaram dessa noite inesquecível, que uniu esporte, diversão e emoção em um dos maiores circuitos de corridas noturnas do mundo.
 



ARTE JOVEM 

 

O projeto Arte Jovem promoveu atividades culturais na Fábrica de Cultura Vila Brasilândia, em São Paulo/SP, com o objetivo de estimular a livre expressão artística e cultural de crianças e adolescentes com ou sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social. As ações foram realizadas por meio de oficinas de arte e de ofícios artesanais, incentivando a troca de experiências e o trabalho coletivo entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades criativas e o fortalecimento da identidade cultural. A iniciativa beneficiou diretamente 60 crianças e adolescentes, valorizando os saberes tradicionais, incentivando o potencial artístico dos participantes e promovendo inclusão e acesso à cultura por meio de práticas inovadoras de difusão cultural.



SOM NA FAIXA 

 

A 7ª edição do projeto "Som na Faixa" promoveu talentos da música instrumental brasileira por meio de um circuito com cinco apresentações presenciais e gratuitas, realizadas nas cidades de São Paulo (SP), Congonhas (MG) e Santa Bárbara (MG). Em Minas Gerais, os dois primeiros shows aconteceram em Congonhas, no Museu de Congonhas. A terceira apresentação foi realizada em Santa Bárbara, na Estação da Música. Já em São Paulo, o encerramento do circuito ocorreu com duas apresentações no espaço cultural Mundo Pensante. Ao todo, o projeto beneficiou 2.612 pessoas diretamente, promovendo o acesso à cultura e à música instrumental de forma democrática e inclusiva.



GADECAMP - Incluindo Crianças, Jovens e Adultos no Esporte Paralímpico


O projeto “Incluindo Crianças, jovens e Adultos com Deficiência no Esporte Paralímpico” ofereceu treinamento em basquetebol em cadeira de rodas para 15 pessoas com deficiência física, promovendo o acesso ao esporte e a inclusão social por meio da prática esportiva adaptada. Realizado pela Gadecamp, o projeto não apenas formou uma equipe dedicada à modalidade, como também se consolidou como um exemplo de superação e inclusão, com o propósito de fortalecer o esporte paralímpico no Brasil e preparar atletas para futuras competições de alto rendimento. As atividades foram desenvolvidas ao longo de 12 meses, no Ginásio Poliesportivo do Instituto Padre Haroldo, em Campinas/SP.

Exportação

Além de ser referência nacional no setor papeleiro, tendo o mercado interno consolidado, a FORONI dá continuidade ao ritmo crescente das exportações. A FORONI desenvolve produtos exclusivos, como cadernos, agendas e gifts, que vêm conquistando o público internacional. Os grandes consumidores são Estados Unidos, seguidos pelos países do Mercosul, Europa e África. Nos últimos três anos a empresa exportou mais de 1 milhão de cadernos.

Para sustentar essa expansão internacional, a empresa tem o cuidado de adaptar a sua matéria-prima para cada especificação exigida nos países, sejam nos detalhes das capas para os cadernos americanos, no tipo de pauta que é utilizada no Chile ou nos formatos dos produtos europeus. E tudo isso aliado à inovação, à qualidade e ao design diferenciado tem resultado na grande receptividade dos produtos FORONI no mercado internacional.

É justamente esse cuidado e expertise que faz da FORONI hoje ser uma das maiores indústrias do Brasil, com presença em mais de 12 mil pontos de venda no país e exterior.

Transparência e Igualdade Salarial

A ACCO Brands Brasil, em cumprimento à Lei 14.611/2023, regulamentada pelo Decreto 11.795/2023, e em conformidade com a Portaria nº 2.714/2023 do Ministério do Trabalho, apresenta o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens – 1º Semestre de 2025, disponível na aba Políticas da ACCO , elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego com base em informações do e-Social, RAIS 2024 e Portal Emprega Brasil - FEV/2025.

 

Os dados apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego refletem diferenças salariais analisadas em grandes grupos ocupacionais (CBO), não representando disparidades em funções idênticas dentro da ACCO Brands Brasil. Reiteramos que, para cargos e funções equivalentes, seguimos rigorosamente uma política salarial que assegura igualdade de remuneração, conforme a legislação vigente.

 

Além disso, a ACCO Brands Brasil promove a equidade de gênero por meio de iniciativas consistentes, como programas de desenvolvimento profissional, políticas salariais justas e processos de recrutamento, tanto internos quanto externos. 

 

Este relatório reafirma nosso compromisso com um ambiente de trabalho justo, inclusivo e alinhado aos valores que sustentam nossa cultura corporativa.